Um chatbot é um programa de computador (software) que simula a interação humana em um chat ou canal de voz. Assim sendo, através deles podemos automatizar tarefas repetitivas na forma de um diálogo amigável e objetivo.
Existem os chatbots que utilizam IA que permitem que “aprendam” com o passar do tempo, desde que, devidamente monitorados, e os mais simples, que são programados para responder perguntas mais objetivas. O uso de chatbots traz muitas vantagens competitivas para as empresas que os utiliza, tais como:
Então podemos concluir que, com tantas vantagens e se utilizando de inteligência artificial ou cognitiva os chatbots não precisam de teste, correto? Não, errado. Como todo software, os chatbots também são implementados por pessoas, logo, estão sujeitos a erros e falhas.
Esta constatação é muito importante porque os chatbots estão ganhando mercado e já estão presentes em boa parte dos serviços de atendimento, uma verdadeira febre, e não é para menos, as vantagens acima explicam esse crescimento no seu uso, mas devemos ter cuidado com as informações que disponibilizamos para os nossos usuários, porque no caso delas estarem erradas, podem comprometer a saúde, segurança e até mesmo a integridade física dos usuários de alguns desses serviços.
Então nunca se esqueça, se é software precisa testar, e acredite que é necessário, porque nós da X-Testing temos encontrado muitos problemas na modelagem, treinamento e aprendizagem dessas maravilhosas ferramentas com suas possibilidades gigantescas.
Se liguem…