A automação de testes é o processo no qual uma ferramenta, depois de ensinada, realiza testes em softwares registrando os problemas encontrados. Tais ferramentas permitem que, por meio de alguns comandos, sejamos capaz de colocar um robô para executar determinada suite testar determinado programa ou site, por exemplo, buscando bugs ou inconsistências. Portanto, a automatização de testes nada mais é do que o uso de ferramentas tecnológicas para simular a utilização dos softwares, abarcando uma série de situações possíveis pelas quais os seus clientes podem passar.

Quais são as funções da automatização de testes

Para entender melhor como funciona essa automatização, imagine que você fez algumas alterações em um software com a finalidade de melhorá-lo. Porém, pode ser que não saiba exatamente quais os impactos dessas mudanças em todas as funções do programa. É aí que entra a automatização de testes.

Ela permite que você crie algumas regras que não devem ser descumpridas para o bom funcionamento do teste. Dessa forma, ao simular a utilização de softwares, a ferramenta de automatização é capaz de identificar problemas ou bugs e notificar a equipe responsável pelo desenvolvimento deles. Tudo isso acontece antes mesmo de o produto chegar ao cliente final.

Com isso, você é capaz de identificar erros em uma fase inicial. Também é possível evitar que algumas falhas se propaguem para outras áreas do software, o que pode gerar diversos transtornos e problemas para a sua equipe de TI.

A X-Testing é especialista, não apenas em ferramentas de automação de testes, mas principalmente de automação de processos e micro-processos, como por exemplo RPA.

A equipe de BPM levanta, documenta e analisa os processos, e de forma integrada, mas complementar atua com a equipe de automação para gerar, manter e evoluir os robores especialistas.